As eleições de 2010 com Dilma e Marina Silva, ótimo momento para a sociedade refletir sobre o papel da mulher no desenvolvimento de uma sociedade equilibrada e fraterna.
Ainda vemos casos em que basta uma mulher trocar um pneu para que uma equipe de televisão produza uma reportagem especial para o fantástico, aquelas do tipo “Trocar pneus não é mais um território masculino”.
Ainda vemos casos em que basta uma mulher trocar um pneu para que uma equipe de televisão produza uma reportagem especial para o fantástico, aquelas do tipo “Trocar pneus não é mais um território masculino”.
Hoje percebemos uma mulher muito mais antenada e muito menos ligada na “guerra dos sexos”, a mulher está evoluindo e precisa dar um passo adiante nessa evolução.
Não basta trocar pneus é preciso que a mulher se envolva de verdade em todos os setores da sociedade, porém esse envolvimento só será completo quando a mulher finalmente conseguir “invadir” a política e uma reportagem do fantástico nos mostrar na noite de domingo que a política não é mais um território masculino...
Dilma Vana Rousseff Linhares (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, exemplo claro de comprometimento político e disposição para enfrentar esse mundo (política) nem sempre “limpo”, nem sempre “elegante” e nem sempre “glamuroso”.
Se Dilma Roussef confirmar sua candidatura a presidente do Brasil em 2010 com certeza ira mostrar para o país uma evolução considerável no processo democrático, já assistimos (alguns boquiabertos) os EUA elegerem um presidente negro, todos os que conhecem a trajetória dos EUA em relação a questão racial sabem o quanto isso significa para a grandeza dos EUA, para o Brasil só a confirmação da candidatura de Dilma Roussef já será um triunfo da democracia brasileira e se ela vencer as eleições com certeza poderemos dizer que nossa democracia está madura, não será mais uma democracia em fase de construção.
Rezo todos os dias para que o partido de oposição (PSDB) venha para as eleições com um discurso diferente do que fez nas ultimas duas, espero de coração que o partido tenha entendido o recado claro das urnas e não caia na tentação de se render ao discurso pífio e medíocre de boa parte da “alta sociedade” brasileira que se resume a criticar os programas sociais do governo e a tentar de todas as formas desmerecer o trabalho do presidente Lula. O povo brasileiro está bem mais maduro e espera ver nas próximas eleições um debate de idéias a altura da grandeza democrática desse país.
Pra finalizar é preciso lembrar que o caminho da democracia plena passa indiscutivelmente pelo universo feminino, não é possível termos uma democracia consolidada se as mulheres desse país não “entrarem de cabeça” nas questões políticas e vejo em 2010 uma ótima oportunidade das mulheres mostrarem esse comprometimento com o futuro da nação.
Paulo Cesar Leite, Estudante de direito, interessado em direito constitucional
Nenhum comentário:
Postar um comentário