Como postei anteriormente, vou iniciar os tópicos referentes a cidade onde vivo, Umuarama...
O assunto hoje é Estacionamento rotativo:
Deu na imprensa, dia 23 de novembro de 2009 inicia-se a cobrança para estacionar nas ruas de Umuarama.
O que preciso deixar escrito aqui para a posteridade são as nuances desse passo que o município dará, O projeto teve indas e vindas na adm Luiz Renato, foi discutido a exaustão, reconstruído após ser desconfigurado pela câmara de vereadores e isso acabou por impossibilitar sua aplicação no mandato Luiz Renato.
Avalio aqui a característica democrática e conciliatória do ex-prefeito, sua insistência em ouvir todos, em seguir o que manda a lei no que se refere as audiências públicas e por fim identifico como positivo a discussão do projeto para que hoje a atual administração consiga efetivamente "fazer funcionar", diga-se de passagem que as únicas obras que estão em andamento na atual administração tem profundas raízes na Adm Luiz Renato, segue lista;
Reforma do Bosque
Obras de contenção no lago Aratimbó
Moradias de interesse social no Arco Iris
E com o estacionamento não será diferente...
Alguns detalhes:
Na adm passada a guarda municipal era operante e eficiente, hoje não podemos dizer o mesmo, está evidente uma ingerência política no dia dia da corporação e isso é preocupante pois o sucesso do estacionamento rotativo depende da eficiência da guarda municipal.
Vou expor minha opinião pessoal sobre o estacionamento rotativo:
Moro em Umuarama a mais de 14 anos e sempre afirmei categoricamente, inclusive ao ex-prefeito Dr Luiz Renato, que eu não conseguia identificar problemas no transito de Umuarama, que ao meu ver o transito fluia tranquilamente e estacionamento eu sempre tolerei estacionar até à 200 metros de distancia do meu destino, assim sendo, eu pessoalmente acho inoportuno e dispensável por enquanto a idéia de cobrar para estacionar, porém... Essa é só minha opinião.
O transito ficou bem complicado após a tentativa irresponsável de fechar a rotatória da praça Santos Dumont, esse foi um projeto absurdo, bastasse o guarda noturno da prefeitura entrar no google e digitar "função das rotatórias no transito" para perceberem que a idéia da existência de rotatórias é justamente para manter o transito fluindo.
Um outro aspecto nefasto desse projeto maluco foi o direcionamento do fluxo no comércio local, as avenidas fechadas tiveram uma diminuição clara do fluxo de clientes em seus estabelecimentos, por não dar o braço a torcer a atual administração mantém ainda algumas avenidas fechadas mostrando bem a falta de sensibilidade e de eficiência da atual administração. Quanto ao dinheiro público desperdiçado nesse projeto, penso eu, ser um assunto para o ministério público.
Um aspecto nefasto e até preocupante sobre o estacionamento rotativo é a clara diminuição de vagas para estacionar configurando uma manobra cruel do prefeito de Umuarama em conjunto com a empresa responsável para tornar viável financeiramente o projeto, me preocupo quando um gestor público pensa em lucro e no caso de Umuarama esse parece ser o único pensamento em pauta, é assim quando tenta fechar postos de saúde, quando tenta acabar com equipes do programa saúde da familia, a idéia é que sobre dinheiro... Não entendo qual a intenção de "fazer sobrar dinheiro"...
Por fim, se por ventura fosse inevitável a implantação do estacionamento pago em Umuarama que se implantasse apenas na avenida Paraná, já que o maior argumento usado é justamente a falta de vagas nessa avenida.
Deixo claro que sou contra o projeto do estacionamento rotativo e sou absolutamente contra a cobrança...
Paulo Cesar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário